sexta-feira, 5 de junho de 2009

Nossa imagem estará distorcida?

Brasil. Um país, sem dúvida, riquíssimo em termos de cultura e natureza, pois cada estado possui sua própria identidade. Somos um dos povos mais miscigenados do mundo, nascemos da mistura de 3 raças que aqui se cruzaram: o branco europeu, o negro africano, e o indígena americano, fora também os outros imigrantes que vieram para o país de várias outras partes do mundo. Toda essa mistura levou à formação de uma cultura belíssima e altamente diversa, que atrai milhões turistas todos os anos ao Brasil. Bem, todos supomos que eles vem em busca da toda essa diversidades de belezas, mas infelizmente, as pessoas de fora podem ter uma visão totalmente distorcida do Brasil, muito diferente daquela que pretendemos passar.





Os maiores símbolos do Brasil são o samba e o carnaval, e isso, de fato, procede, pois esses são o ‘slogan’ do Brasil no estrangeiro. Para nós isso é bom, pois o carnaval atrai todos os anos muitos turistas ao Rio de Janeiro, Salvador e Recife em busca apenas de diversão, certo? Errado! O que eles vem buscar aqui é muitas vezes mais do que isso, e é fácil perceber. O Brasil é também símbolo da sensualidade, das mulheres bonitas e ‘gostosas’ vulgarmente falando, e por isso, muitos turistas pensam que aqui tudo é festa, que as mulheres todas são promíscuas e que podem fazer o que bem entendem com elas. Daí sai um grande problema: o abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil, praticado por turistas, que pode chegar até ao tráfico de pessoas. Isso serve para mostrar que toda essa sensualidade que é exposta nas nossas músicas, danças, e até meios de comunicação, como é o caso da televisão e das novelas, é muitas vezes exagerada, e o que para nós já se tornou ‘normal’, pode levar uma imagem ruim do nosso país para fora. Isso sem falar de como os imigrantes brasileiros são recebidos em outros países, muitas mulheres são confundidas com prostitutas por serem brasileiras, por causa da imagem da mulher brasileira que é vinculada lá fora.





Essa característica de sensualidade excessiva ou até mesmo vulgaridade está mais evidente no samba, sobretudo no carnaval, no ‘funk’, e também na Bahia. Este talvez seja o local em que esse aspecto esteja mais evidente, principalmente no carnaval e nas músicas que possuem letras evidentemente obscenas, são os chamados ‘pagodes’ que por sinal, fazem muito sucesso entre a população principalmente jovem, essas músicas fazem uma imagem péssima da Bahia, tanto dentro quanto fora do Brasil. Outros ritmos e danças existentes na Bahia, também passam essa idéia vulgar da cultura baiana, como o ‘arrocha’, que quando dançado por casais é excessivamente sensual, entre outros. Entretanto, não podemos generalizar, pois a cultura da Bahia é lindíssima e muito rica, mas em alguns aspectos acaba deixando que as pessoas que são de fora, ou até mesmo as que moram no estado, ‘pintem’ uma figura deste apenas com o lado vulgar e pobre da sua cultura, se é que esses tipos de danças e músicas que são notados na nossa contemporaneidade podem ser considerados ‘cultura’. Outro aspecto que pode passar uma imagem totalmente errada da Bahia são filmes que tem este local como cenário, a exemplo de ‘Ó paí ó’, que retrata a Bahia e o Baiano como se tudo fosse uma festa e uma vulgaridade.






Hoje, no Brasil, o culto ao corpo e a sensualidade é muito valorizado pela nossa cultura nas danças, músicas, novelas, etc., mas a cultura Baiana e Brasileira não se resume a isso. É muito importante a imagem que passamos para os outros países, e temos que ter cuidado para que o nosso país não seja representado apenas pelo carnaval, pelo samba, e pela ‘bunda’, afinal, o Brasil tem muito mais a oferecer e mostrar aos turistas que vem visitá-lo.

5 comentários:

  1. Entendendo história7 de junho de 2009 às 11:53

    O assunto postado é muito interessante, pois ele nos mostra que os turistas que vem para o Brasil não vem apenas atras de belezas culturais ou vim conhecer lugares de beleezas naturais, muitas vezes em festas populares eles vem atras da mulheres brasileiras que são conhecidas com as mulheres mais bonitas do mundo.
    E isso mostra os verdadeiros interesses que esse t ipo de turista vem fazer aqui no Brasil.

    Ta muito bom o blog.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Essa realidade do turismo sexual hoje no brasil é realmente um dos piores pesadelos que a cultura e o turismo poderiam enfrentar. O número de abusos sexuais e denuncias vem crescendo absurdamente em todo o paíse, não só na Bahia e isso se deve realemnte a toda sensualidade que se passa na cultura e muitas vezes são vistos la fora de outro jeito.
    Mas o grupo fez uma colocação excelente quando disse que a cultura de todo país é muito mais do que isso e que não deve ser so levado em conta essas danças e letras vulgares que muitas vezes ocorrem trazendo todo tipo de abusos para o país.
    Parabéns pela denuncia e pelo trabalho que desempenharam,
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante vocês abordarem a questão de que muitos turista vêm hoje ao Brasil não pelas belezas naturais nem pela cultura ruiquíssima que temos, e sim por imagens transmitidas para o mundo de um país "vulgar", onde há muita sensualidade. Não é átoa que as mulheres brasileiras são consideradas no mundo as mais belas, e de fato são, mas a imagem transmitida muitas vezes é de vulgaridade.
    A partir dessa procura persistente dos turistas no Brasil, surgem os problemas que vocês citaram, como o abuso sexual e muitas vezes a questão do tráfico de mulheres.

    Gostei muito do blog e da forma como trataram o assunto.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. O conteúdo está ótimo meninas,
    vocês abordaram o que o mundo pensa, a imagem negativa que os estrangeiros tem do nosso país. Principalmente o fato do Brasil não ser visto apenas como um país de recursos naturais e sim, ser reconhecido como um país "vulgar" até pelo fato de ter as mulheres mais belas do mundo e estas serem abusadas sexualmente e serem o alvo do tráfico de mulheres sitado por vocês.

    A matéria ficou realmente muito clara,
    parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, mas tem uns erros aí. O arrocha é do nordeste, mas não veio da Bahia e sim do forró pernambucano, qual a cultura é diferente.
    outro ponto: Pagode veio do rio, pseudo do samba e se espalhou pelo sudeste, não é fruto da Bahia.

    ResponderExcluir